Congresso Brasileiro da SBCT 2019

Prezados colegas,

Começamos o ano com esperança de que em 2021 estaríamos com a pandemia covid-19 sob controle, e o retorno as nossas atividades estariam garantidas a partir do segundo semestre. O número de casos estava diminuindo, as vacinas já estavam chegando. Infelizmente, fomos surpreendidos por uma segunda onda com alta taxa de transmissão, levando novamente à sobrecarga do sistema de saúde e ao retorno de medidas de contenção, como as quarentenas, lockdown, suspensão de cirurgias eletivas e o mais grave, um aumento exponencial na mortalidade. Forças tarefas da saúde seguem trabalhando pelo acesso e distribuição mais igualitária das vacinas, lembrando a todos sobre a importância de atitudes como usar máscara e manter o distanciamento social para diminuir o ritmo de contágio. A impressão é de que teremos mais um ano sem abraços apertados e sem o toque que conforta. A SBCT lamenta e se solidariza com os amigos e familiares dos que partiram.

Apesar de tudo, não poderíamos deixar que os nossos compromissos também entrassem em lockdown e, tão pouco, precisaríamos nos reinventar, já que a experiência adquirida com a pandemia em 2020 trazia confiança para “tocar em frente”. Assim, já em fevereiro, o programa de EAD foi retomado, com programação já definida até o final do ano. A expectativa com a organização do TÓRAX 21, totalmente on-line, era grande – uma novidade sem precedentes para SBCT.

Seguimos “tocando em frente”. Assim, as Comissões Científica e Organizadora lideradas por Ricardo Terra (secretário científico), Fernando Vannucci (secretário de assuntos anternacionais) e por Fábio May (presidente do Tórax 2021), com o apoio de outros associados, assumiram o compromisso de desenvolver uma programação científica capaz de atender às expectativas de todos, nesse que é o maior evento da especialidade da América Latina. A programação do congresso pode ser vista nessa edição.

Desde que a SBCT foi criada, em 1997, a cirurgia torácica evoluiu muito. Naquela época, éramos menos de 200, hoje estamos próximos de 800 associados. Excetuando-se pequenas adequações realizadas durante o “Tórax 2013”, em Vitória – ES, o Estatuto e o Regimento Interno nunca foram alterados. Durante os últimos três meses, uma comissão – composta por Darcy Pinto, Miguel Tedde e, também, por mim, com apoio jurídico do Dr. Asdrubal Franco Nascimbeni –, revisou, com sugestões de mudanças bastante significativas, o Estatuto e o Regimento Interno, que serão colocados para aprovação durante a Assembleia Geral Extraordinária, em 14/05/2021, durante o “Tórax 2021”. O Estatuto e o Regimento Interno são os instrumentos legais que irão balizar a atuação da SBCT nos tempos que estão por vir.

Em passado recente, foi movido contra a SBCT um processo administrativo no âmbito do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica – autarquia federal vinculada ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública, componente do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência) por possíveis infrações de normas concorrenciais.

O entendimento do órgão, ao final do processo – entre outros aspectos – foi de que a SBCT deveria divulgar, junto ao seu corpo de associados, um conjunto de normas voltadas para as condutas éticas, as quais deveriam também conter balizamentos de respeito ao direito concorrencial. Em razão, elaboramos o nosso primeiro Código de Conduta Ética que será encaminhado para aprovação na Assembleia Geral Ordinária, no dia 14/05/2021, durante o TÓRAX 2021.

Finalizando, o clima é de despedida. Teremos eleição no nosso congresso, e à nova diretoria eleita, liderada pelo dileto amigo Artur Gomes Neto (AL), quero parabenizar e desejar, desde já, sucesso a todos.

Sérgio Tadeu Pereira
Presidente do Tórax 2019

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica - SBCT utiliza cookies essenciais para o funcionamento adequado deste site. Ao clicar em “Aceitar e Fechar” você concorda com o uso dos cookies e com a nossa Política de Privacidade.